20 maio 2015

A FIRMA ~ John Grisham

A Firma, foi o segundo livro de John Grisham. Na verdade, o livro que abriu as portas para o autor. Ganhou uma versão cinematográfica, com o ator Tom Cruise como personagem principal e manteve-se durante 47 semanas na lista de best-sellers do The New York Times no ano de seu lançamento. Foi também o primeiro livro que li em inglês… 

Mitchell McDeere, um dos melhores alunos de Direito, em Harvard, vai trabalhar na Bendini, Lambert e Locke, uma rica firma especializada em direito tributário.

Assim que ele se junta à firma, a pressão para passar no Bar Exam (o Exame da Ordem dos Advogados nos Estados Unidos) fica clara na declaração de que 'nunca um associado havia sido reprovado nesse exame' e nas várias apostilas que se empilhavam na nova mesa com a matéria do exame, compilada pelos colegas de trabalho.

Ele sempre era lembrado que a Bendini, Lambert & Locke era uma família que cuidava dos seus e a Firma, faria tudo para que ele e Abby tivessem um futuro próspero, com filhos felizes e clientes lucrativos.

Logo de início, ele suspeita de que há algo de errado na firma, ainda mais quando dois sócios morrem em um estranho acidente nas Ilhas Cayman. Aliás, a morte parecia ser a única porta de saída da firma. Nos últimos 15 anos, nenhum funcionário havia sido demitido ou saído da firma e 5 sócios morreram em situações sempre consideradas trágicas.

As previsões do jovem advogado se confirmam quando ele é abordado por Tarrance, um agente do FBI. Segundo o agente, a firma Bendini, apesar de ter alguns clientes importantes, não é real e servia de fachada para negócios escusos. Ele revela também que o próprio Mitchell vem sendo espionado pela segurança da firma, que instalou microfones em sua casa e grampeou seu telefone.

Mitchell fica ainda mais assustado quando descobre quais são os verdadeiros negócios da Bendini, Lambert e Locke. Mas se vê num beco sem saída quando Tarrance o pressiona para que ele se torne informante do FBI. Se não concordar, será denunciado, mas se a firma descobrir o plano, Mitchell será morto. Parece não haver saída. Ou há? Isso o leitor só irá descobrir no final deste livro que combina o suspense de Harlan Coben com a intriga judiciária e policial de Scott Turrow.


Outra resenha de John Grisham:
1.Tempo de Matar

Esquecer o Natal ~ John Grisham

Luther e Nora, deixam a filha Blair no aeroporto. Blair vai passar dois anos no Peru, ajudando crianças indígenas em uma escola local. Em...