30 julho 2017

Para Poder Viver ~ Yeonmi Park

Para quem gosta de histórias reais, essa é uma boa leitura. “Esta é a história das escolhas que eu fiz para poder viver.” O livro narra a vida de Yeonmi Park, nascida em Hyesan, Coreia do Norte, em 1993. Nesta autobiografia, ela revela com detalhes todo o caminho percorrido para escapar de sua terra natal.

O leitor vai acompanhar a infância de Yeonmi. Vai conhecer sua família e entender um pouco mais sobre a política e o governo norte coreano. Não é uma leitura difícil, talvez seja intensa em alguns momentos, mas não é um livro longo.

Da infância, a fuga aos 13 anos para China, vamos acompanhando sua luta pela sobrevivência, o desaparecimento de sua irmã, a venda de sua mãe para uma família de chineses, o desespero, a solidão, a busca da liberdade, até a fuga pelo deserto de Gobi em direção a Coreia do Sul, que acolhe refugiados norte coreanos.

“Eu não estava sonhando com liberdade quando fugi da Coreia do Norte. Eu nem mesmo sabia o que significava ser livre. Tudo que sabia era que, se minha família ficasse para trás, provavelmente morreríamos – de inanição, de alguma doença, das condições desumanas de um campo de trabalho para prisioneiros. A fome tornara-se insuportável; eu queria arriscar minha vida pela promessa de uma tigela de arroz.”

O livro é dividido em três partes: Coreia do Norte, China e Coreia do Sul. A leitura vai possibilitar algumas reflexões acerca do regime político norte coreano e para quem nunca leu nada sobre a dinastia Kim, é um bom começo.

Pegadas na Areia ~ Mary Stevenson

Uma noite eu tive um sonho.  
 Sonhei que estava andando na praia com o Senhor 
.  E através do Céu, passavam cenas da minha vida. 
  Par...